A gestão de multas é uma estratégia que utiliza ações para ajudar a reduzir o número de infrações de uma frota e a dar uma tratativa especial para elas.
Dessa forma, tem como objetivo qualificar procedimentos e capacitar condutores para evitar situações ao volante contrárias ao que prevê a legislação.
Ao mesmo tempo, gerenciando as multas recebidas pela frota e todos seus processos (pagamentos, abertura de recursos, pontuação em carteira e até suspensão da CNH).
A gestão de multas também se trata de uma estratégia ampla. Com ela, é possível manter sob controle os gastos diretos e indiretos decorrentes das multas, prevenindo impactos que possam afetar a operação e as entregas aos clientes.
Ao analisar o comportamento da frota, o gestor consegue identificar situações na operação que podem levar à ocorrência de infrações e isso dá a ele subsídios para a tomada de decisão e revisão de procedimentos.
Mas também depende da tecnologia utilizada. Já que é ela que possibilita a coleta dos dados que comentamos anteriormente e ajuda na realização de ações culturais nas empresas, como as de educação no trânsito.
Afinal, mesmo que a maioria dos brasileiros ache fácil descumprir uma lei (segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas), a gestão de multas ainda é a maneira mais eficaz de proteger sua empresa, colaboradores e veículos. Além de diminuir os prejuízos com infrações desnecessárias.